Locaweb aposta em CVC para reforçar seu relacionamento com startups
A Locaweb Company é uma das pioneiras em soluções B2B para a transformação digital de negócios no Brasil. Fundada em 1998, a companhia soma cerca de 20 mil desenvolvedores parceiros e 600 mil clientes, impactados por suas soluções de e-commerce, marketing cloud, hospedagem, cloud computing, pagamentos, aplicativos mobile, entre outros.
O relacionamento da Locaweb com startups começou em 2012 com a compra da plataforma de comércio eletrônico Tray, mas se intensificou nos últimos dois anos graças a uma estratégia agressiva de aquisições. Foram 10 compras apenas em 2021 e mais de 13 desde o IPO em 2020. Passaram a integrar o portfólio da Locaweb nomes como Squid, Bagy, Dooca, Melhor Envio, Octadesk, Bling, entre outros.
“O case clássico de M&A para a Locaweb é olhar para empresas que já estão em um bom grau de maturidade, que já provaram suas teses e têm produtos estabelecidos, além de um faturamento na casa de dezenas de milhões de reais”, afirma Gilberto Mautner, cofundador e Presidente do Conselho da Locaweb. “Mas sabemos que, normalmente, são as empresas menores que fazem uma ruptura nos modelos de negócio estabelecidos com novas tecnologias. Como o M&A olha para um porte mínimo de startups, esses negócios menores estariam fora do nosso radar”, acrescenta.
Segundo o executivo, a empresa está em constante transformação e para seguir se reinventando precisa estar antenada com o que outras empresas e setores estão fazendo. “Normalmente, quem faz isso muito bem é o venture capital, que está muito mais próximo do ecossistema de startups. São empresas que querem muito mais do que um aporte para acelerar o plano de negócio, recebendo um apoio do investidor e mantendo a independência, visão e autonomia do fundador”, explica Mautner.
Foi a partir dessa percepção que a Locaweb decidiu criar uma nova frente paralela à de M&A. O fundo de corporate venture capital foi anunciado em dezembro de 2021 com R$ 100 milhões para investir em empresas inovadoras. Os aportes serão feitos em até 4 anos em estágios pré-seed, seed e série A, através de um Fundo de Investimento em Participações (FIP) gerido pela Valetec.
O foco do veículo são empresas B2B, ou seja, que tenham produtos ou serviços que ajudem negócios. De acordo com Mautner, a tese de investimentos é ampla, desde que envolva startups que tenham a tecnologia e inovação no seu core business. Sem abrir números exatos, ele afirma que o fundo já fez alguns investimentos, embora eles ainda não tenham sido divulgados ao mercado.
Depois do aporte
Do lado das startups, há inúmeros benefícios de fazer parte do ecossistema Locaweb. Entre eles, Mautner cita a experiência e expertise dos fundadores, executivos e empreendedores parceiros. “O time da Locaweb é muito rico, mas não só pelos fundadores da empresa. Fizemos 18 aquisições e a maioria dos founders das startups adquiridas seguem trabalhando conosco, que formam uma rede de aconselhamento muito poderosa”, explica.
Além do apoio ao empreendedor, existe a possibilidade de explorar sinergias entre as marcas do portfólio. A Locaweb não faz o investimento de CVC com a necessidade de que haja uma sinergia, até porque às vezes a companhia está apostando em modelos de negócio muito embrionários. No entanto, pode acontecer de um produto complementar muito bem uma outra oferta da Locaweb – e isso é algo que ela consegue aproveitar.
A companhia já começou a colher os frutos dos aportes e relacionamentos com startups. “Há um aprendizado mútuo. Muitos negócios para os quais olhamos, mesmo que não tenhamos fechado o negócio, nos ajudaram a abrir os olhos para mudanças importantes que acontecem no mercado. O CVC é uma maneira de a Locaweb se oxigenar, analisando o que as novas gerações de empreendedores estão vendo e fazendo”, afirma Mautner.
O executivo enxerga o momento atual do mercado como bastante favorável tanto para a companhia quanto para as investidas por ela, uma vez que as teses passam a ser mais
racionais. “O excesso de dinheiro que estava disponível no mercado paradoxalmente pode atrapalhar o empreendedor, porque agora que o dinheiro está acabando não dá para fazer novos rounds em um valuation compatível ao que fizeram antes. Além disso, dinheiro fácil demais gera gastos em expansão desenfreada que hoje estão refletindo nas ondas de demissões”, analisa Mautner.
Nesse contexto, ter um investidor mais racional, que entra convicto na tese e sabe que está pagando um preço justo pelo negócio pode trazer uma série de vantagens. “Uma gestão mais racional não gasta dinheiro de forma inconsequente. É mais fácil alcançar captações futuras e há um aumento da geração de valor para quem está investindo”, diz o cofundador da Locaweb. Para quem assina os cheques, ganha-se mais tempo para analisar possíveis investimentos, com a possibilidade de escolher cada oportunidade com mais calma e profundidade.