Eurofarma reforça inovação aberta com CVC pioneiro no mercado de saúde

Eurofarma reforça inovação aberta com CVC pioneiro no mercado de saúde

Com mais de 50 anos de história como uma das mais relevantes empresas farmacêuticas do Brasil, a Eurofarma é pioneira nacional em corporate venture capital no mercado da saúde. A companhia lançou o fundo Neuron Ventures em 2019, com R$ 45 milhões para investir em startups em estágio inicial que desenvolvem soluções inovadoras voltadas ao setor de saúde e bem-estar.

“O CVC é como os olhos da organização para o que está acontecendo do lado de fora, conectando a tendências e tecnologias que podem agregar valor para o nosso ecossistema de saúde”, afirma Erica Menezes, head de CVC da Eurofarma. Por meio do corporate venture capital, a farmacêutica reforça seu posicionamento nos setores em que já atua e, principalmente, explora novas linhas e segmentos de negócio.

“Parte de um olhar provocativo de analisar nosso ecossistema e o que podemos prover de soluções inovadoras para melhor atender o paciente, que se transformou com a digitalização dos últimos anos. Enxergamos a tecnologia como uma forma de antecipar demandas e melhorar o nosso relacionamento, elevando o nível dos serviços e gerando valor para cada player da cadeia”, pontua a executiva.

Entre as vantagens do CVC para a Eurofarma, está a possibilidade de incorporar insights; absorver conhecimentos externos para estratégia de negócio; adotar tecnologias disruptivas e explorar novos mercados, produtos e serviços. Além disso, o trabalho com startups permite que a empresa desenvolva novos negócios e alavanque modelos que já existem, a partir de outra mentalidade e forma de atuação para tornar o processo mais ágil, eficiente e inovador.

A estratégia de CVC da gigante farmacêutica conta com o apoio da Valetec, gestora do Neuron Ventures. “O corporate venture capital ainda é incipiente no Brasil. Poder contar com uma gestora cujos sócios têm conhecimento e experiência neste mercado nos ajuda muito”, afirma Menezes. A executiva destaca que para ter sucesso no CVC o acesso é peça-chave, tanto no sentido de se conectar a fundos com quem possa coinvestir, quanto de se aproximar de startups inovadoras.

“A Valetec traz um conhecimento que as corporações geralmente não tem, nos ajudando a encontrar e analisar startups de maneira mais ágil e eficiente. É uma oportunidade de unir nosso conhecimento sobre o mercado e a indústria em que atuamos com o conhecimento técnico da Valetec sobre investimentos em startups, somando essas expertises para alavancar o CVC”, completa.

Geração de valor

Desde a sua fundação, o Neuron Ventures já realizou aportes em nove startups. Entre elas, a catarinense Ocean Drop, especializada em produtos de suplementação alimentar com base em nutrientes marinhos e personalização de vitaminas. A farmacêutica já havia investido R$ 4 milhões na startup em 2021, e este ano reforçou a aposta no negócio com um investimento de R$ 15 milhões para reforçar a atuação da startup no e-commerce e expandir as vendas em lojas físicas.

Segundo Menezes, é importante que o CVC agregue valor para ambos os lados, apoiando as startups em suas estratégias de crescimento a partir das necessidades e demandas de cada parceiro. Com suas cinco décadas de experiência no setor, a Eurofarma pode oferecer expertises de conhecimento comercial, científico e regulatório, além de suporte administrativo e acesso ao mercado para turbinar as vendas.

No caso da Ocean Drop, a parceria se torna estratégica por conta das sinergias e complementaridades entre a startup e a corporação. “O fundo visa fazer sinergia estratégias entre a corporação e a empresa investida. O mercado de vitaminas e suplementos é nossa grande expertise como indústria farmacêutica.

No entanto, a Ocean Drop é uma empresa nativa digital, altamente inovadora e que oferece personalização para o consumidor”, explica Menezes.

Com uma tese de saúde digital, o CVC da Eurofarma inclui, ainda, soluções de educação médica, terapias digitais, tecnologias emergentes como inteligência artificial, entre outros segmentos, apoiando todas as pontas da cadeia. “Nesses quatro anos, os maiores benefícios do fundo de investimentos foram incorporar conhecimentos e expertise que não tínhamos sobre novas tecnologias. A partir da criação de novos produtos e serviços, podemos fortalecer nossas ofertas em saúde e construir vantagem competitiva acessando inovação de maneira antecipada para evoluir nosso negócio”, finaliza.